Benedito Morais de Carvalho(Benê)
NÃO SOU POETA, SOU UM ARRUMADOR DE PALAVRAS.
Capa Textos Fotos Perfil Livro de Visitas Contato
Textos

                     QUARTA-FEIRA DE CINZAS TRANQUILA E FAVORÁVEL

 

   Num pais sem memória como o nosso, basta o artista ficar fora da mídia por alguns dias para cair no ostracismo. Por isso, seguramente muitos desconhecem o gênio Juca Chaves, o que é lamentável. É do satírico Juquinha a piada sobre a hiena.
   Diz ele: "A hiena é o único animal que se alimenta de carne putrefata e das fezes de outros animais, se acasala uma vez por ano e ainda ri. Aí eu pergunto: o animal que se alimenta de carne podre e da merda de outros animais e só tem relação sexual uma vez por ano, vai rir de quê?"
  O carnaval sempre foi assim: os ricos, muitos deles surrupiadores, sonegadores, nas sacadas ou camorotes, arrotando caviar e uisque importado, se divertindo com povão hiena endividado, brincando de ser feliz, rindo não se sabe de quê, por quatro dias seguidos, extrapolando a folia em algumas  regiões por até onze dias. O espetáculo como controlador de massa se apresenta na forma de lixo televisivo, carnaval, futebol e novela. O método sempre foi o mesmo, só muda a fórmula.
  Os governantes espertos, aproveitadores e corruptos sabem que, para acalmar, demesticar, controlar e direcionar o povo hiena, basta distraí-lo, mantendo-o na mediocridade, fazendo com que ele esqueça que seu parco salário está corroído pela maldita inflação ou que continua desempregado e nem percebe, na sua alienação, que os políticos ladrões, espertalhões, estão saqueando a nação, que não há educação, segurança, saúde, transporte e moradia. É muito fácil engabelar o povo hiena sem noção, basta armar o circo para mantê-lo no cabresto.
  Manter uma sociedade despolitizada,  desinformada, alimentada de ilusões é facílimo, o picadeiro está cheio de ilusionistas controlando a massa de manobra com cachaçadas mágicas, como bem lembrou Carlos Drummond de Andrade: " O povo toma pileques de ilusão com futebol e carnaval".
  Amanhã é quarta-feira de cinzas, esfriam-se os tamborins e o povo hiena volta à rotina. Baixam-se as cortinas, o show já terminou; é hora de tirar a máscara e cair na real. Restaram apenas cinzas, silêncio, solidão, contas vencidas e vincendas, e os sonhos vão parar no lixo. Alguém lucrou com isto!!! Você tem alguma idéia de quem foi?  Não importa, os manipuladores agradecem, o povo hiena sempre sai perdendo e lá vamos nós, no bloco do eu sozinho, cantarolando: "Tá tranquilo, tá favorável".

SP 09.02.2016
Autor Benedito Morais de Carvalho ( Benê)



 

Benedito Morais de Carvalho (benê)
Enviado por Benedito Morais de Carvalho (benê) em 26/07/2019
Alterado em 15/02/2023
Comentários