DIA DO MAÇOM
O dia 20 de agosto, é de uma importância especial. Trata-se de uma data destinada a lembrar o significado e a importância de ser Maçom, muito embora ser Maçom seja uma responsabilidade enorme. Ser Maçom é sentir a filosofia Maçônica, seu sentido místico, respirar seus ensinamentos e conduzir-se como tal. Muitos estão apenas nela e não penetram, e nem com ela se identificam. Seus arcanos ou mistérios pertencem aos Iniciados.
Em princípio é preciso conhecer a Maçonaria em sua essência. O primeiro passo são os Landmarks. Estas regras de direito costumeiro, transcritas de geração em geração estabelecem sua organização institucional, ou rituais e formas de trabalho interno são nela enraizados.
Ser Marçom é ser o eterno estudante que busca o ensinamento diário, tirando de cada situação uma lição. A Maçonaria é uma escola de fé, de sabedoria. O Maçom é o guarda e depositário fiel de suas regras e de sua filosofia, tem compromisso pessoal com o DEUS, com a família, com a pátria e com a humanidade. É denominado como filho da viúva, é um cidadão útil à comunidade que faz parte, e também do universo que o cerca. As eventuais disputas para saber quem é mais Maçom, quem tem maior grau, quem foi o melhor Venerável Mestre, não fazem parte dos ensinamentos da Ordem. O biotipo característico do Maçom pode ser sintetizado da seguinte forma:
01- O Maçom é solidário em Deus e é solidário com todas criaturas de Deus;
02- Manter seu modo de pensar e agir independentemente da opinião pública;
03-É tranquilo, sereno, paciente, não grita nem se desespera;
04- Pensa com clareza, fala com inteligência, vive com simplicidade;
05- É do passado, do presente e do futuro;
06- Sempre tem tempo;
07- Não despreza nenhum ser humano;
08- Causa a impressão dos vastos silêncios da natureza, o céu, o oceano e o deserto;
09- Não é vaidoso, não anda à cata de aplausos, possui sempre mais do que julga merecer;
10- Está sempre disposto a aprender, mesmo das crianças e dos mais humildes.
11- Vive dentro de seu próprio isolamento espiritual, onde não chegam nem o louvor nem a censura, mas o seu isolamento não é frio, porque ele ama, sofre, pensa e compreende;
12- O que possui dinheiro ou posição social nada significa pra ele;
13- Respeita somente a verdade;
14- Tem mente de adulto e coração de criança.
No dia em que se comemora o dia do Maçom, a esperança é de que este continue levando à compreensão de todos homens livres e conscientes à certeza plena de que é possível se viver sem os principios da Maçonaria, mas nunca sem praticar nenhum ato maçônico. Afinal, ser Maçom é um estado de espírito, é viver em paz com a sua consciência, é, essencialmente, praticar o bem à humanidade, palavra de ordem de todo verdadeiro Maçom.
20 de agosto- Dia do Maçom
Coloboração do Ir Benedito Morais de Carvalho (Benê)
São Paulo, 20 de agosto de 2004